Belo HorizonteLGBTQIA

Robô-trans Amanda Selfie esclarece dúvidas sobre sexualidade e IST’s

Amanda Selfie

Projeto de inteligência artificial foi desenvolvido por UFMG, UFBA e USP

Amanda Selfie

Amanda Selfie

O Brasil é o terceiro país com o maior aumento de infecções pelo vírus HIV na América Latina, atrás apenas do Chile e da Venezuela. É o que diz o relatório anual da UNAIDS, programa das Nações Unidas sobre a AIDS, doença causada pelo vírus HIV.

O relatório ainda traz que os grupos mais afetados são LGBT+, sobretudo homens gays, mulheres transsexuais e travestis.

Para conscientizar essa população sobre a importância da prevenção do HIV, foi criada a Amanda Selfie: uma assistente virtual transsexual que tira dúvidas sobre sexo e sexualidade, prevenção contra ISTs, infecções sexualmente transmissíveis, e cultura LGBT+.

O software foi um trabalho conjunto da Faculdade de Medicina da UFMG, a Universidade de São Paulo e a Universidade Federal da Bahia, com pesquisadores multidisciplinares da área da saúde.

O estudo

O PrEP 15-19 é um estudo voltado para adolescentes de 15 a 19 anos que se identificam como homens cis gays, mulheres trans e travestis. Seu objetivo é contibuir para reduzir a incidência de HIV neste grupo e conhecer suas percepções, aceitabilidade e intenção de usar a PrEP e o autoteste para HIV.

Acontece em três cidades brasileiras: Salvador, Belo Horizonte e São Paulo. Xs adolescentes que participam do PrEP 15-19 podem escolher ou não usar a profilaxia pré-exposição (PrEP) e também têm acesso a vários outros métodos que compõem o leque da Prevenção Combinada neste estudo: camisinha, lubrificante, PEP, aconselhamento, teste para diagnóstico de HIV e outras IST, tratamento ou encaminhamento para serviço especializado, autoteste para HIV e vacinação para hepatite A e B.

Amanda Selfie – a robô trans

O estudo também oferece uma assistente digital, a Amanda Selfie, a primeira robôa travesti do Brasil.

Qualquer pessoa, participante ou não do estudo, pode conversar com a Amanda pelo Messenger para tirar dúvidas sobre sexo, pegação, prevenção, HIV, IST – e também sobre cultura LGBTI+, gênero, orientação sexual, entre vários outros assuntos. É só clicar aqui.

O estudo segue as normas éticas para a pesquisa com seres humanos vigentes no Brasil e foi aprovado pelos Comitês de Ética em Pesquisa da Organização Mundial da Saúde, da Faculdade de Medicina da USP, do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA e da Faculdade de Medicina da UFMG.

Quem pode participar?

Adolescentes de 15 a 19 anos que se identifiquem como homens cis gays, mulheres transexuais e travestis, com práticas sexuais, que morem em (ou perto de) Salvador, Belo Horizonte e São Paulo.

Como posso participar?

Qualquer pessoa que atenda os critérios de participação (15 a 19 anos, gay/trans/travesti, relações sexuais e situação de exposição) e que more em uma das 3 cidades participantes do estudo (ou perto delas) pode participar. Para começar, você pode:

  1. Entrar em contato com a Amanda Selfie pelo Messenger: neste link, Amanda vai te fazer algumas perguntas, te contar mais sobre o estudo e, se você atender aos critérios de participação ela mesma vai te agendar uma primeira visita aos locais onde o estudo acontece; ou
  2. Ir direto a um dos locais onde o estudo acontece.
  • Salvador, BA: Casarão da Diversidade – Rua do Tijolo, 8, Pelourinho, 2º andar, CEP 40020-290. Atendimento de segunda à sexta-feira, de 9h às 16h.
  • Belo Horizonte, MG: Centro de Referência da Juventude – Rua Guaicurus, 50 – Centro. Atendimento às quartas-feiras, a partir das 18h.
  • São Paulo, SP: o Centro de Testagem e Aconselhamento Henfil – CTA Henfil. R. Líbero Badaró, 144 – Centro. Telefone: 11 3106-5352 ou 9.8209-2911 (WhatsApp). Atendimento de segunda à sexta-feira, de 7h às 19h o Casa 1: R. Adoniran Barbosa, 151 – Bela Vista. Atendimento de segunda à sábado das 10:00 às 22:00.

About author

Articles

Relaçoes-Públicas, redator, blogueirx, ativista negro e LGBT+.
Related posts
CinemaLGBTQIA

Filme ‘Nos Becos de São Francisco’, de Thales Corrêa, está disponível gratuitamente durante uma semana na internet

Pensando em tornar o período da quarentena menos sofrido para as pessoas, o cineasta tomou a…
Read more
LGBTQIAMúsica

Pabllo Vittar e Sony Music promovem ações para o lançamento do single "Tímida"

Durante a semana, a gravadora Sony Music elaborou ações de marketing utilizando tecnologia para…
Read more
Belo HorizonteLifestyle

Yanã apresenta Joana Bentes e banda Ablusadas

Amanhã (12), Joana Bentes faz o aquecimento para o Cold Hot no Yanã, a partir das 20h. A cantora e…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.