Durante muito tempo, os membros da comunidade LGBTQ tiveram que se esconder com medo de seus meios de subsistência e de suas vidas.
O medo constante de ser rejeitado por amigos e entes queridos, bem como pela comunidade da qual eles fazem parte, levou muitos deles a permanecerem no proverbial armário.
Isso significa viver uma meia-vida, na melhor das hipóteses, e esconder quem você é daqueles que devem estar mais próximos e mais queridos.
O “Coming Out Day”, em tradução livre “O dia de sair do armário”, desafia esse padrão antigo e encoraja as pessoas LGBTQ de todos os lugares a se orgulharem e reivindicar quem são e, assim, recuperar suas vidas e seu senso de orgulho.
História do Dia de sair do armário
Tudo começou, bom… vamos ser honestos, tudo começou praticamente no início dos tempos.
Em todo o mundo, pessoas e culturas de todo os cantos tiveram pessoas LGBTQ em seu meio, e em muitas delas foram abertamente aceitas e adotadas como pessoas naturais ou mesmo sagradas em suas culturas.
Nos últimos duzentos anos, a maioria das principais culturas do mundo começou a torná-las vilãs, piorando a cada ano que passava.
Mas nas últimas décadas, tudo o que começou a mudar, membros corajosos da comunidade LGBTQ lutaram e trabalharam para ajudar a conquistar seu lugar de direito no mundo, para ser aceito como uma pessoa, em vez de algum tipo de monstro ou pervertido perigoso.
Realmente, a batalha que eles travam é por algo muito mais simples, a capacidade de ter uma vida normal e segura, desfrutando da mesma liberdade que seus vizinhos mais socialmente aceitos.
O Coming Out Day foi criado por Rob Eichberg e Jean O’Leary como resultado da marcha de 500.000 pessoas em Washington DC para os direitos de lésbicas, gays, bixessuais, transgêneros.
A experiência foi suficiente para vitalizá-los e levá-los a estabelecer este feriado, que incentiva todas as pessoas LGBTQ e seus aliados a se orgulharem de quem são e a lutar por um amanhã mais igual.
Como comemorar o dia de sair do armário
Em todo o mundo, são realizadas celebrações de pessoas LGBTQ em todos os lugares que saem do armário e proclamam alto e orgulhosamente quem são e permanecendo lado a lado com seus aliados para um amanhã mais igual e acolhedor.
Você pode se envolver juntando-se a eles ou fazendo voluntariado com grupos e organizações locais que trabalham para aumentar a conscientização e apoiar os desafios enfrentados pelas pessoas LGBTQ em um mundo ainda lutando para aceitá-las.