CrônicasNegritude

A caixa preta e beleza negra

Eu sempre fui um amante de fotografia e, desde muito novo, me lembro de posar para as fotos de família, nos passeios, nas viagens e nas festas. Constantemente ficava me perguntando como aquela pequena caixa preta conseguia capturar os momentos com um clique.

O tempo passou, e eu ganhei minha primeira câmera. Aos poucos fui desvendando os mistérios e descobrindo os macetes para um bom registro.

Foto: Raul Nunes

 

Afinal nos anos 90 ainda não tínhamos as famosas máquinas digitais e, mesmo quando ela chegou, demorou até eu ter uma. Lembro-me de ter ganhado um telefone da Motorola (se não me falha a memória era o M650) que e tinha a sua câmera VGA que me ajudava a registrar tudo o tempo todo.

O amor pela fotografia aumenta a cada dia que passa, e estou em constante aprendizado sempre indo atrás de novas técnicas.

Foto: Raul Nunes

O fato de ter sido criado dentro de um salão de beleza e de trabalhar também com moda me inspiraram ainda mais, pois eu sei o quanto uma boa fotografia com um belo look mexem com a autoestima de uma pessoa.

Hoje, morando em São Paulo, percebo que é um mercado extremamente promissor, e eu tenho amigos como André Solano que sempre me incentivam a levar mais a sério a arte da fotografia.

Foto: Raul Nunes

De um clique a outro fui me aperfeiçoando e decidi fotografar apenas pessoas negras para valorizar a nossa beleza: alguns amigos, amigos de amigos, amigos famosos, amigos importantes. E por um preço simbólico.

Sei o quanto é importante trabalhar a autoestima de alguém e eu fico muito feliz quando recebo um retorno, ou quando alguém me liga ou manda uma mensagem dizendo que amou o resultado e fica louco para compartilhar tudo de uma vez.

Para mim é importante sempre registrar bons momentos ou uma fase da nossa vida. Sou o tipo de pessoa que arquiva todo tipo de foto e sempre gosto de voltar em alguns arquivos anos depois e perceber o quanto estou evoluindo e ganhando espaço.

Texto por Raul Nunes, Produtor de Moda, Stylist e Fotógrafo.

Conheça mais o trabalho do meu amigo no Instagram @raulnunnes.

About author

Articles

Relaçoes-Públicas, redator, blogueirx, ativista negro e LGBT+.
Related posts
MúsicaNegritude

The Weeknd lança versão deluxe de After hours e divulga clipe da faixa "In Your Eyes"

The Weeknd mal apresentou o tão esperado álbum “After hours”  e o compilado já…
Read more
LiteraturaNegritude

Diversidade: autoras negras e índias que você precisa conhecer

Elas são representantes da literatura negra e indígena voltada para a infância, que deveriam ser…
Read more
MúsicaNegritude

Jota.Pê estreia videoclipe de Garoa

Inspirado no documentário “Human”, projeto apresenta histórias reais de pessoas que se movem…
Read more
Newsletter
Become a Trendsetter
Sign up for Davenport’s Daily Digest and get the best of Davenport, tailored for you.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.