CulturaNegritude

Espetáculo “Embarque Imediato” promove debate sobre identidade e diáspora africana

Embarque Imediato por Caio Lirio

Com texto de Aldri Anunciação e direção de Marcio Meirelles, montagem teatral celebra 80 anos de vida de Pitanga e promove debate sobre identidade e diáspora africana no mês da Consciência Negra

Estreia: dia 7 de novembro, às 21h, no Teatro Poeira

Um encontro entre um homem mais velho africano e um jovem pesquisador brasileiro ou entre a África e a diáspora. Ou entre pai e filho em cena.

É disso tudo e um pouco mais que trata o espetáculo “EMBARQUE IMEDIATO”, que estreia no dia 7 de novembro no Teatro Poeira, com texto inédito do dramaturgo Aldri Anunciação e encenação de Márcio Meirelles.

A montagem coloca pela primeira vez em cena Antônio Pitanga e seu filho, o ator Rocco Pitanga, vivendo estes dois personagens que se encontram num aeroporto internacional e estabelecem um diálogo sobre a História.

“Embarque Imediato” é também a celebração dos 80 anos de Antônio Pitanga, um artista fundamental do cinema, teatro e TV brasileira, além de uma importante voz na defesa dos direitos de negros e negras no país.

E esta comemoração se estendeu ao encontro artístico com o filho, Rocco Pitanga e a presença virtual de Camila Pitanga, que dá voz aos textos em off da montagem e aparições em vídeo.

Embarque Imediato

Peça Embarque Imediato – Divulgação

“É motivador trabalhar com uma pessoa pela qual eu tenho admiração. E que essa pessoa pela qual eu admiro o talento e o caminho de vida é meu pai. Meu pai e eu moramos em extremos opostos, estávamos morando distantes e esse ano estou indo morar com ele, estamos trabalhando juntos. Passamos texto em casa, mesmo com as agendas corridas e isso está sendo muito bom”, revela Rocco, que acredita que o teatro é um espaço de generosidade e criação coletiva, colaborativa.

Embarque Imediato” é uma obra que promove um debate, seguindo uma poética presente na escrita de Aldri Anunciaçao, em que a cena é configurada de modo a apresentar diferentes pontos de vista e permitir que o espectador chegue às suas conclusões, a partir das reflexões e argumentações tecidas ao longo da cena.

Marcio Meirelles se encantou pela dramaturgia desde 2016, quando dirigiu uma leitura dramática dentro do Festival Nova Dramaturgia da Melanina Acentuada, já com Pitanga. O diretor incentivou o dramaturgo a finalizar a obra para montar um espetáculo, trazendo para o palco as provocações sobre identidade, política, história e o tempo.

Embarque Imediato

Embarque Imediato – Divulgação

“Para mim, enquanto diretor, é uma emoção muito grande fazer parte desse projeto tão afetuoso e cercado de emoção. É um encontro de família, onde cada ensaio é regado a muitas conversas e aprendizados. Ver Pitanga em cena é um prazer e um privilégio. Ele traz muito conhecimento para cena, muita energia ativa, força, memória presente. E vê-lo diante de Rocco, seu filho, um excelente ator, me dá muito orgulho”, compartilha Meirelles.

“A peça debate muitos assuntos que estão na ordem do dia, como origem, diáspora, consequências da história. É um texto maduro e toda encenação é pensada para tornar mais evidente essa relação entre os dois personagens e como a política afeta suas experiências, suas histórias e identidades”, pontua o diretor.

“Sempre tive um carinho muito grande pela família Pitanga. Por anos fui colega na graduação de Camila, estive em inúmeros testes com Rocco e sempre que pude, convidei Pitanga para ler meus textos. Embarque Imediato é a realização de uma vontade antiga de ter Antônio em cena numa obra minha”, explica Aldri, que também contará com a presença virtual do diretor Aderbal Freire Filho num dos textos em off, reproduzidos dentro do espetáculo.

“Embarque Imediato” conta ainda com a direção musical de Jarbas Bittencourt. Cenografia assinada por Erick Saboya e iluminação de Irma Vidal. A concepção dos figurinos é de Chico Perez, com uma das peças da estilista Goya Lopes. Todo esse conjunto de criadores se alia para colaborar numa obra que se propõe a ser arena de debate.

“O teatro retoma seu lugar de importância nesse momento do país. Noto que as pessoas estão marcando sua presença nos teatros, assistindo as obras, frequentando esse espaço. Pela importância do encontro e urgência em compartilha vivencias de modo presencial. Noto que há um desejo de preservar o teatro e reconhecer a sua necessidade”, afirma Meirelles.

Embarque Imediato

embarque imediato – Foto divulgação por -salvador-bahia

About author

Articles

Relaçoes-Públicas, redator, blogueirx, ativista negro e LGBT+.
Related posts
MúsicaNegritude

The Weeknd lança versão deluxe de After hours e divulga clipe da faixa "In Your Eyes"

The Weeknd mal apresentou o tão esperado álbum “After hours”  e o compilado já…
Read more
LiteraturaNegritude

Diversidade: autoras negras e índias que você precisa conhecer

Elas são representantes da literatura negra e indígena voltada para a infância, que deveriam ser…
Read more
CulturaMúsica

Festival Lá de Casa reúne 42 artistas de 20 a 22 de março no Instagram

De 20 a 22 de março, 6af, sábado e domingo, das 17h à meia noite, no Instagram E agora, o…
Read more
Newsletter
Become a Trendsetter
Sign up for Davenport’s Daily Digest and get the best of Davenport, tailored for you.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.