ComportamentoNegritude

Memorial pela vida da Juventude Negra será inaugurado no CRJ

O CRJ – Centro de Referência da Juventude – receberá no dia 10 de dezembro, data em que se comemora a Declaração Universal dos Direitos Humanos, o Memorial pela Vida da Juventude Negra.

A escultura, também chamada de “Árvore da Vida” possui 4 metros de largura e 6 de altura. O monumento, construído em aço oxidado, leva a assinatura do artista plástico mineiro Jorge dos Anjos, reconhecido por suas grandes esculturas expostas ao ar livre em várias partes do mundo.

As homenagens começam às 13h com a Feira Rainha Tereza de Benguela para comercialização de produções artesanais elaboradas por mulheres da Rede Mães de Luta MG incluindo, nesta edição, as Mães do Memorial. A partir das 19h, a cerimônia de inauguração contará com a presença do historiador e filósofo Markim Cardoso que fará a leitura de um manifesto contra o genocídio da juventude negra.

Memorial pela Vida da Juventude Negra – Foto: Divulgação

A programação contará ainda com a apresentação de Luiza da Iola, idealizadora do movimento “Nós Temos um Sonho”, que cantará acompanhada por jovens participantes do Memorial além da performance “Mil Litros de Preto” criada pela atriz Lucimélia Romão e viabilizada para esta ocasião por meio do projeto Desembola na Ideia.

A programação é aberta ao público e, também, marcará o encerramento do Calendário de Resistência 2019 da Rede Mães de Luta composta por 27 coletivos e entidades de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador mobilizados pelo enfrentamento às violações de direitos sofridas por mulheres e famílias que são vítimas de violências institucionais, sendo sua principal pauta o extermínio da juventude negra e o encarceramento em massa da população negra.

Memorial pela Vida da Juventude Negr

Jovens participam da Oficina de Criação do Memorial – Foto: Divulgação

O Memorial Pela Vida da Juventude Negra é uma iniciativa política de fomento e convergência de ações civis solidárias cujo objetivo é reunir cidadãos na defesa pela vida.

Viabilizado pelas parcerias com o Atelier Jorge dos Anjos e a Pórtico Construções Metálicas, conta com o apoio do Centro de Referência da Juventude – CRJ, Ruana Camisetas e da Meios Empresa Jr. UFMG. Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

Construção e preservação da memória

Registrar a história da população negra no Brasil é uma ação fundamental para que a violência e as privações sofridas não se perpetuem. Entre os afrodescendentes os mais vulneráveis são os jovens, principalmente os moradores das vilas e favelas, cujas histórias muitas vezes permanecem invisíveis. Foi a partir da ideia de desconstrução dessa invisibilidade e da necessidade de trazer à tona essas histórias que surgiu o Memorial Pela Vida da Juventude Negra. A escultura, também batizada de “Aya Árvore da Vida Pela Vida”, representa força e a vitória dos desafios, trata-se da semente que, mesmo com todas as dificuldades, faz crescer uma planta forte.

Memória em construção

O monumento construído pelo renomado artista plástico, Jorge dos Anjos, é o símbolo da memória contra o apagamento de várias histórias, e é o resultado de um processo colaborativo no qual os jovens são os protagonistas.

Memorial pela Vida da Juventude Negra enfatiza também as histórias das mães que perderam seus filhos e tem o objetivo de um ser alerta permanente sobre o abandono dessas mulheres pelo Estado seja pelas investigações inconclusas, seja pela ausência de reparação da violência cometida por agentes públicos.

Jovens Visitam o Museu dos Quilombos – Foto: Divulgação

O monumento é uma árvore que aponta para várias direções da cidade, no sentido de fazer conexões com as 9 regionais que foram trabalhadas, haverá um dispositivo itinerante dessa árvore que vai circular pelos 9 territórios, podendo ficar em exposição em cada um deles, o tronco da árvore terá QR Codes que permitirá que as pessoas utilizem seus celulares para acessarem os áudios das entrevistas feitas com as mães, transcrições, ilustrações, cartografias, mapa da violência e outras informações. O objetivo é que os dados sejam atualizados constantemente com novas histórias.

 Construção da resistência

“O Memorial pela Vida da Juventude Negra é um marco de resistência que dá visibilidade à luta pela preservação da vida, identidade, memória e sonhos dessa Juventude que luta cotidianamente para sobreviver às investidas do sistema e sociedade de ceifar sua longevidade e potencialidades. Um monumento erguido também em honra aos que foram sacrificados ao longo de séculos e o fiel compromisso de honrar seus nomes, histórias, legados e em rememoração de todo esforço empenhado por melhores condições e oportunidades às próximas gerações”, reflete Luiza da Iola.

O historiador Markim Cardoso acredita que a ação vá reverberar para além do período da sua criação.

“A minha expectativa é que toda essa mobilização, com a inauguração desse monumento, provoque uma rede de ação mais permanente desses territórios, no sentido de fortalecer a rede de mães e dar continuidade a esse processo”, conclui Cardoso.

 Inauguração do Memorial pela Vida da Juventude Negra

Quando: 10 de dezembro, 19h

Onde: CRJ – Centro de Referencia da Juventude (Rua Guaicurus, 50 – Centro, Belo Horizonte)

13h às 19h

Feira Rainha Tereza de Bengela da Rede Mães de Luta MG – venda de produtos artesanais

19h

Cerimônia de Inauguração

Leitura do Manifesto Memorial Pela Vida da Juventude Negra, com Markim Cardoso

Performance “Mil Litros de Preto”, com Lucimélia Romão

Canto Performance com Luiza da Iola e Jovens

About author

Articles

Relaçoes-Públicas, redator, blogueirx, ativista negro e LGBT+.
Related posts
Comportamento

Lexa, J-LO e Lizzo: shows exclusivos são exibidos até para não assinantes - assista online

Buscando incentivar as pessoas a ficarem em casa, a plataforma global de streaming de música e…
Read more
MúsicaNegritude

The Weeknd lança versão deluxe de After hours e divulga clipe da faixa "In Your Eyes"

The Weeknd mal apresentou o tão esperado álbum “After hours”  e o compilado já…
Read more
Comportamento

TikTok lança campanha em parceria com a OMS para prevenção do novo Coronavírus

Campanha global #MãosSeguras tem objetivo de conscientizar população sobre medidas corretas de…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.